Conhecendo a Ferramenta FAD

Painel frontal LabVIEW - FAD 
Paleta de Blocos do FAD
Paleta de Blocos do FAD
Bem pessoal, faz algum tempo que iniciei um projeto que eu estava muito interessado, o projeto consistia em utilizar o LabVIEW para programar o arduino. Mas de certa forma, programar para o arduino utilizando labVIEW seria impossível, o labVIEW é do tipo de programa feito para programar apenas em blocos, utilizando apenas o hardware da fabricante (National Instruments), outra coisa fundamental seria um interpretador e compilador para gerar o código em C do arduino, que o labVIEW não possui. Então a melhor forma de fazer isso, seria criar blocos de comunicação serial. Comecei a criar meu próprio protocolo de comunicação, onde é possível trocar informações  entre software/hardware, fiz várias padronizações de códigos e melhorei ao máximo, a comunicação é extremamente importante, podemos fazer uma analogia com o cérebro e os neurônios. Tanto em C quanto em labVIEW a programação foi extensa e complexa, cada linguagem possui suas dificuldades, mais a mas empolgante é a linguagem labVIEW, essa ferramenta é extraordinária, a maneira de criar variáveis, criar registradores, loops, cases, for's, multi-loops... é incrível. Bem depois de criar os primeiros blocos de inicialização, comecei os testes... claro, nada funciona na primeira vez. Fiz vários ajustes e modificações, logo a coisa começou a funcionar. Foi incrível, parecia bruxaria kkkk. Beleza, então comecei a desenvolver os blocos de leitura e escrita analógico e digital, fiz testes, melhorias e ajustes, tudo funcionou conforme o planejado...(kkk não planejei nada). Então chegou um ponto que tudo que eu utilizava em meus projetos, transformava em VI (Instrumentos Virtuais), e fui integrando com o projeto e ficou muito legal. Para engenheiros esse tipo de ferramenta é a ideal, pois, um engenheiro não tem todo tempo do mundo para sentar e programar um software simples que demora um mês para sua conclusão. O nome que dei ao projeto foi FAD (Ferramenta de Aquisição de Dados). Veja a paleta de blocos do FAD.

O microcontrolador utilizado foi um Atmega 328, baseado em arduino. Não utilizei as barras de pinos padrão do arduino, quis fazer diferente, então utilizei um cabo IDE, serviu como uma luva. Nos pinos superiores são as conexões de entrada e saida, +5v, +3v3, e todos os pinos na parte inferior são GND.
Para a comunicação serial via USB utilizei um módulo FTDI que comprei por 10 dólares no DX. Fiz a adaptação para o case, comprei um cabo USB (custou o olho da cara). Tudo terminado, case pronto, pré programação (chamo assim porque a programação real vem agora), agora é só ligar os jumpers, os componentes, módulos e vamos brincar um pouco. Cada dia tento criar algo novo, comprei um módulo bluetooth na DX e integrei ao FAD, e ficou muito bom. Agora o FAD pode ser apenas monitorado  a distância. Bem, a seguir, algumas imagens de programações com os blocos que criei.

Hardware FAD


4 comentários:

  1. Muito legal o FAD, você pensa em vender ou disponibiliza-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, no momento estou desenvolvendo, incrementando mais módulos ao projeto, futuramente pretendo disponibilizar o projeto, talvez como produto. Att.

      Excluir
  2. Parabens pelo trabalho com o FAD, é sempre bom ver alguem dedicado ao desenvolvimento da tecnologia, é muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, implementei mais algumas coisas e logo postarei no blog. Faço isso por paixão, gosto muito de tecnologia!

      Excluir